domingo, 29 de março de 2009

Pessoas passam mais tempo na Internet do que na TV, aponta pesquisa

Sexta-feira, 27 de Março de 2009

A Deloitte divulgou nesta sexta, 27, o resultado da terceira edição da pesquisa "O Futuro da Mídia", que, pela primeira vez, inclui o Brasil no quadro de países participantes, que tem ainda Estados Unidos, Japão, Alemanha e Grã-Bretanha. Segundo a pesquisa, as pessoas passam três vezes mais tempo por semana conectados à Internet do que assistindo televisão. A pesquisa diz ainda que o Brasil apresenta crescimento em termos de consumo de mídia, sendo que os consumidores gastam 82 horas por semana utilizando diversos tipos de mídia e tecnologias de entretenimento. Para a maioria dos consumidores pesquisados, o computador superou a televisão em termos de entretenimento, sendo que 81% consideram o computador um meio de entretenimento mais importante que a TV, e 58% deles disseram que videogames, jogos no computador e online são importantes fonte de entretenimento. Além disso, a pesquisa aponta que 50% dos entrevistados estão atentos aos lançamentos tecnológicos e tentam adquirir rapidamente esses equipamentos. Ainda 47% usam o celular como um dispositivo de entretenimento.Segundo a Deloitte, foram ouvidos cerca de 9 mil pessoas no total, sendo 1.022 no Brasil. O grupo foi dividido em quatro categorias, de acordo com a idade: Geração Millennials (ou geração Y), na faixa etária de 14 a 25 anos; Geração X, na faixa etária de 26 a 42 anos; Geração "Boomers", na faixa dos 43 aos 61 anos; Geração "Matures", na faixa etária de 62 a 75 anos. A chamada Geração X é a mais envolvida com atividades interativas na Internet, como assistir a programas de TV ou usar o computador para chamadas telefônicas. Os pesquisados apontam ainda o computador como importante ferramenta de entretenimento, mas não necessariamente como mais importante mídia, já que o conteúdo próprio tem grande importância. 83% dos entrevistados fazem seu próprio conteúdo de entretenimento por meio, por exemplo, da edição de fotos, vídeos e músicas.PublicidadeO alto investimento publicitário na TV, contudo, se justifica. Pela pesquisa, a publicidade na televisão é considerada mais influente por todos os segmentos de idade, seguida da propaganda em revistas, on-line e jornais. Contudo, a TV perde influência entre os mais jovens. Os da chamada Geração Millennials, consideram a televisão e os jornais relativamente menos influentes sendo que a curva estatística da influência da Internet, dos telefones celulares e dos videogames cresce entre esse segmento de idade.Na Internet, os entrevistados consideram a publicidade apresentada nos resultados de mecanismos de busca e banners de propaganda os mais influentes.AcessoA maioria dos entrevistados da pesquisa diz sentir-se limitada em função da velocidade de conexão, sendo que 85% afirmaram estar dispostos a pagar mais para ter conexões mais velozes. As pessoas da faixa etária acima de 43 anos são as mais dispostas a pagar mais por velocidades maiores.Um total de 92% dos entrevistados possui celular. Entre os aplicativos oferecidos por este tipo de aparelho, as mensagens de texto são as mais utilizadas (92%), seguidas da câmera digital (78%), jogos (67%) e a câmera de vídeo (62%). A íntegra da pesquisa está dividida em quatro arquivos, disponíveis para download no site Tela Viva: O Estado da Democracia na Mídia, Publicidade, Produtos de Mídia, Atividade Social/Viral Da Redação

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